A criação de um ambiente de trabalho bem projetado é de extrema importância para o bem-estar e produtividade dos funcionários de uma empresa. Por esse motivo, a arquitetura corporativa deve ser levada a sério e trabalhada nos mínimos detalhes.
Ao elaborar a decoração de espaços em uma empresa, um dos pontos mais importantes é luminosidade – ou a entrada de luz – do ambiente. É impossível assim não se lembrar das janelas e, consequentemente, de cortinas e persianas.
Sabemos que salas muito claras podem ofuscar e dificultar a visualização de monitores de computador, telões e apresentações. Além disso, o calor pode se intensificar, fazendo com que refrigeradores de ar despendam mais energia ou sejam até mesmo indispensáveis. Por outro lado, salas muito escuras também dificultam a visibilidade, aumentando a necessidade de uma melhor iluminação. Sendo assim, o que fazer? Qual a melhor solução?
O uso de cortinas e persianas é uma solução inteligente que pode ajudar a resolver esses problemas. É possível regular a intensidade da entrada de luz, equilibrando a luminosidade e a temperatura interior, além de dar destaque, elegância e sofisticação aos ambientes.
Entretanto, como saber escolher dentre tantas opções? Muitas pessoas tendem a pensar que o uso de cortinas de tecidos não serve para ambientes corporativos, e sim em casas e apartamentos. Porém, com a escolha do modelo certo e do material adequado, as cortinas conseguem conciliar conforto e utilidade, apresentando muitas vezes um diferencial e deixando um estilo mais moderno no ambiente de trabalho.
Persianas também são outra opção muito utilizada pelas empresas, ganhando cada vez mais espaços com materiais, texturas e acionamentos diferenciados, dando um ar de sofisticação ao ambiente. As persianas Luxaflex®, da Hunter Douglas, líder mundial no segmento de decoração de janelas, apresentam diversos modelos que atendem à essa necessidade. A linha de persianas “Metais Preciosos”, por exemplo, é composta por lâminas horizontais de alumínio tradicionais ou em formato diferenciado Ondulette de 16mm, 25mm, 50mm e 70 mm que conferem graça e simplicidade ao seu ambiente, além de visibilidade, privacidade e controles térmico e de luminosidade.
Outra opção muito utilizada é a cortina rolô, pois apresenta uma grande variedade de tecidos translúcidos, semiopacos e opacos, além de tecidos solares feitos em fibra de vidro com PVC que minimizam a incidência dos raios UV, aliando conforto térmico e visual ao design moderno e sofisticado. As cortinas rolô, quando usadas como telas solares, permitem a visibilidade externa e ao mesmo tempo protegem o ambiente da entrada excessiva do calor. O uso de tecidos opacos chega a bloquear até 100% da luz por meio de um revestimento blackout.
Entre essas e outras, existem inúmeras opções de cortinas e persianas tais como painel, romanas, toldos etc. Investir em cortinas e persianas para que se consiga um espaço confortável, iluminado e agradável para o bem-estar de funcionários e clientes pode ser fator crucial para o sucesso de uma empresa. E tenha certeza de que sua utilização ficará ainda mais fácil quando feita com a ajuda de profissionais e de empresas especializadas no assunto.